Como perder mercado (ou o emprego) em uma lição

Como perder mercado (ou o emprego) em uma lição

Você não precisa fazer muito esforço para perder espaço no mercado.

Você já ouviu falar em uma mulher chamada Talia Jane? Não, ela não é nenhuma nova guru do mundo dos negócios. Talia Jane foi uma atendente da Yelp, demitida por publicar na internet uma carta polêmica para o CEO da empresa. Muitas análises foram feitas com base no fato de Talia Jane pertencer a uma geração que se acha especial, que quer ter sucesso rapidamente e etc.. No fim das contas, Talia Jane estava reclamando que ganhava pouco, e achava que merecia ganhar mais. É um direito de todo ser humano, e um sentimento quase universal :). Neste post faremos uma análise estratégica da situação.

Qual é o tipo da sua empresa no mercado competitivo?

Existe uma lei inescapável no mundo dos negócios que diz mais ou menos assim: “Em um mercado perfeitamente competitivo, é impossível alcançar lucros reais”. Traduzindo: se todo mundo consegue fazer algo, não dá para ganhar dinheiro com aquilo.

No âmbito das empresas, significa que se a organização atua em um mercado em que é fácil de entrar, das duas uma: ou o mercado já não dá dinheiro para ninguém ou em breve passará a não dar dinheiro para ninguém. Simples assim! Pois se está dando dinheiro e é fácil de entrar, muitas empresas continuarão a entrar no mercado até que o número de concorrentes seja tamanho que as promoções e brigas por novos clientes corroerão as margens de lucros de todos.

Quem é você (profissional) no mercado competitivo?

No âmbito dos trabalhadores, o mesmo se aplica: se a função que você exerce qualquer um poderia exercer, então o excesso de oferta de mão de obra corroerá os salários de todos. Este é o caso, por exemplo, dos porteiros dos prédios. As únicas formas de se evitar isso é exercer uma função que exija um grande investimento de preparação e/ou esteja protegida por alguma lei que limite a entrada de novos trabalhadores, como o caso dos médicos.

No caso de Talia Jane, ela exercia uma função para a qual não era exigida nenhuma experiência ou preparação anterior, e poderia passar a ser exercida após um treinamento de poucas horas ministrado pela própria empresa. Portanto, caía claramente no caso do “qualquer um pode fazer” e, consequentemente, o salário dela era relativamente baixo. E ela escreveu uma carta pública ao CEO da empresa reclamando disso, dizendo que merecia algo mais pois já estava “há quase um ano e não havia ganhado nenhuma promoção!”.

O que aprendemos com isso?

Qual o resumo da história? Todos os profissionais devem procurar avaliar suas forças e fraquezas, e procurar constantemente minimizar seus pontos fracos e fortalecer os aspectos em que realmente se destacam. Isso pode ser feito usando o plano de desenvolvimento individual (PDI).

No caso das empresas, toda empresa que quer ganhar dinheiro deve procurar ocupar no mercado uma posição estratégica que seja rentável e sustentável. Isto é, precisa procurar fazer algo que nem todos os competidores conseguem fazer, criar um diferencial competitivo sustentável.

O planejamento estratégico de uma empresa busca exatamente isso: definir uma posição estratégica rentável e sustentável para a empresa, bem como as ações necessárias para se chegar e se manter lá. Ele envolve, por exemplo, a análise das barreiras de entrada no mercado em que a empresa atua, ou a falta delas, e as consequências disso para a posição da empresa nos negócios. Ao implementar um plano estratégico, é importante contar com pessoas motivadas, capacitadas e produtivas.

Pelo jeito, o treinamento que a Yelp ofereceu a Talia Jane não incluía estes conceitos. Caso tenha interesse sobre o caso, veja a carta de Talia Jane aqui.

Educação corporativa é uma das chaves para colocar o PDI em prática

Construir o Plano de Desenvolvimento Individual é uma responsabilidade, principalmente, do próprio colaborador. O que está em jogo, afinal de contas, é o seu futuro profissional. Mas é claro que o PDI precisa andar no mesmo sentido das metas empresariais. Assim sendo, o gestor imediato deve ser um agente catalisador, ajudando a planejar e colocar em prática o PDI de cada colaborador. O objetivo é garantir que, ao se desenvolver, o colaborador contribua com o desenvolvimento da empresa em que trabalha.

As estratégias de educação corporativa, portanto, são essenciais na hora de colocar o plano em ação. Aplicar os recursos da pedagogia empresarial é uma das formas de garantir a formação de trabalhadores de alta performance. Se você quiser conferir mais sobre o cenário da educação corporativa on-line, a crescente adesão das empresas à EAD e as vantagens, baixe nosso e-book aqui.

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