Você sabe a diferença entre bando, grupo, equipe e time?

Em termos de performance para uma empresa, existe uma grande diferença entre formar um bando, um grupo, uma equipe ou um time de pessoas. 

É senso comum que a performance de qualquer empresa é fortemente influenciada não apenas pela capacidade individual das pessoas que nela trabalham, como também pela capacidade coletiva. Ou seja, a performance que elas atingem quando, juntas, possuem uma meta a cumprir. Todos nós somos especialistas em uma parcela minúscula do universo e ignorantes em uma imensidão de coisas. Dessa forma, é inevitável  que as pessoas precisem se unir em equipes ou times para construir coisas, resolver problemas, abrir negócios, prestar serviços, etc.

A construção de um time ou de uma equipe é algo desafiador, demanda habilidades de gerência e de liderança. Falamos mais sobre a diferença entre gerência e liderança neste post aqui. De qualquer maneira, Ram Charam sugere que, para construir equipes ou times de alta performance, elas devem ser alocadas em atividades nas quais se destacarão, e estimulá-las de forma correta. De preferência, usando o modelo “fazer e mostrar como se faz”, ao invés de apenas falar. Essa é a base da transferência do conhecimento tácito, a forma mais eficaz de transferência de conhecimento nas organizações.

Entenda mais sobre como formar equipes de alto desempenho e quais são as principais funções do líder e do gestor no nosso e-book de Gestão de Pessoas de Forma Eficaz. Você pode baixar o e-book AQUI.

Voltando à pergunta deste post, você sabe a diferença entre um bando de pessoas, um grupo de pessoas, uma equipe e um time? Assista ao vídeo e identifique, na empresa onde trabalha, a qual conjunto de pessoas você pertence. Às vezes um pequeno detalhe pode influenciar na performance da empresa!

Saiba mais sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre o assunto, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Liderança e Gestão de Equipes, ministrado por Roselúci Mafia, professora das melhores escolas de negócio do mundo. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Entender de GENTE é um DIFERENCIAL COMPETITIVO A responsabilidade de cuidar das pessoas dentro da organização é sim do gestor imediato. No século XXI a área de recursos humanos tem um papel relevante, mas o gestor imediato, além de tudo o que deve entregar - que não é pouca coisa - deve saber recrutar, selecionar, integrar, desenvolver, monitora...
Qual é a diferença entre o líder e o gestor? Gestores são pessoas que possuem subordinados. Sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da empresa em que trabalham, e só é possível fazer isto com gente motivada. Gestor tem que gostar de pessoas e ter talento para lidar com elas. Mas quantos gestores que você conhec...
Como melhorar seu desempenho pessoal e no trabalho Você já passou por situações em que teve um desempenho excelente em um período (dia ou semana), e no período seguinte seu desempenho piorou? Você não está sozinho! Entenda por que isso acontece e como melhorar seu desempenho geral. Todas as pessoas possuem um certo nível de competências e habilid...
Por que é tão difícil receber méritos por seu trabalho no Brasil Quando nós oferecemos nosso trabalho para as empresas, o que nós esperamos? Que sejamos recompensados ou reconhecidos pelo trabalho que oferecemos, certo? A meritocracia está relacionada com isso - reconhecimento, mérito. Meritocracia é um conjunto de valores que diz  que a posição de uma pes...