Como a sua personalidade pode impactar seu trabalho

Algumas teorias sugerem que a personalidade praticamente já esta formada aos seis anos de idade, porém outras correntes defendem que há períodos críticos ao longo da vida que interferem na formação da personalidade, de forma que ela continua sendo alterada ao longo da vida. Texto adaptado da Profa. Clara Linhares.

 

Quando observamos uma floresta de longe, vemos inúmeras árvores aparentemente iguais. Porém, quando nos aproximamos, vemos que nenhuma árvore é igual à outra. Da mesma forma acontece quando vemos uma multidão: vemos um grupo de pessoas aparentemente iguais, mas cada uma tem mundo próprio, uma maneira própria de ser.

A personalidade se revela na forma de pensar, de se expressar, no tipo de interesse, e na maneira de lidar com situações diversas. Engloba uma mistura de características, atitudes, valores, crenças, que são únicas para cada pessoa. A maneira de andar, de falar, a aparência, o tipo de conversa, fazem parte da personalidade e formam a essência do que somos.

O que é personalidade?

A palavra personalidade vem do latim persona, que significa máscara. Os primitivos atores gregos e romanos usavam no palco máscaras de madeira com diversas expressões durante suas apresentações. Podemos conceituar personalidade como o conjunto de características que formam o alicerce para o comportamento de cada pessoa, e definir característica de personalidade como a predisposição ou tendência que uma pessoa tem de se comportar de determinada maneira.

A hereditariedade tem uma influência em torno de 50% sobre a formação da personalidade. Acredita-se que o ambiente seja responsável por mais ou menos 30% a 40%, e o restante está relacionado a variáveis situacionais marcantes.

Neste sentido podemos considerar que a personalidade é um conjunto de características biológicas, psíquicas e sociais que tornam o indivíduo único e ímpar. Alias, indivíduo significa indivisível, organismo único, uno, distinguível dos demais do grupo. Vem do latim individúus. Algumas pessoas preferem trabalhar em grupos, outras preferem ficar sozinhas, outras estão sempre à procura de desafios; alguns gostam de pescar, outros de jogar tênis. A nossa personalidade nos torna únicos.

Já que os traços de personalidade podem ser modificados à medida que o indivíduo interage com o meio, é, de certo modo, ingênuo rotular pessoas e querer predizer seus comportamentos com toda certeza. As influências que a personalidade sofre do meio podem favorecer ou dificultar a ajustamento do indivíduo. Frustrações, traumas, pressões, estresse são alguns fatores que podem alterar a personalidade, desintegrando-a ou fortalecendo-a.

Para compreender a personalidade, a identificação dos traços psicológicos por si só não é suficiente. É preciso entender como eles se relacionam e interagem entre si, em função de determinadas situações. Duas pessoas consideradas corajosas podem reagir de formas diferentes diante de uma situação de perigo, pois outros fatores pessoais podem atuar nessa situação diferentemente para cada uma delas.

Influência da personalidade no trabalho

É de nossa personalidade que depende nossa motivação, estado de ânimo, rendimento no trabalho, manejo de conflitos, entre outros. Dessa forma, as características de personalidade são importantes porque afetam significativamente o desempenho no trabalho. Alguns autores consideram que a maioria dos fracassos no cargo não é devido à inteligência ou à competência, mas a características de personalidade. Nesse aspecto, é importante haver uma adequação pessoa-trabalho.

Por exemplo, se uma pessoa tem que lidar constantemente com o público, mas possui baixa sociabilidade, ela irá considerar seu trabalho um fardo penoso. Ao fim de cada dia, estará estressada e cansada e, na manhã seguinte, chegará ao trabalho mal humorado. Também já se sabe que fatores estressantes têm relação direta com os acidentes de trabalho. A personalidade interfere na condição de saúde da mesma forma como faz com nosso comportamento, e sua ação pode ser favorável ou desfavorável.

No vídeo abaixo, a consultora e professora Clara Linhares fala da diferença entre personalidade e tipo psicológico.


Assista aulas grátis sobre o tema.
Para se aprofundar mais sobre assuntos relacionados a personalidade e inteligência emocional, assista grátis a aulas do curso online de Inteligência Emocional, ministrado pela professora Clara Linhares. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe.
Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como evitar maus julgamentos Dê uma olhada nas 3 fotos abaixo. Elas são fotos de uma mesma pessoa, tiradas no mesmo dia, com o propósito profissional. Cada uma dessas fotos foi votada por dezenas de pessoas diferentes, desconhecidas. Veja que elas ganharam votos completamente diferentes em relação a 3 características da mesma p...
7 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho Emoções sentidas e emoções demonstradas: um assunto delicado. Há 20 anos, Richard D. Roberts, doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney, dedica-se ao desenvolvimento de análise e avaliações emocionais e de personalidade. Autor de mais de uma dúzia de livros e de mais de 15...
Descubra como lidar com emoções para melhorar seus relacionamentos Este post é uma adaptação do artigo sobre Emoção e Comportamento da Consultora de Gestão de Carreira e Professora da FDC e da VIDDIA, Clara Lúcia Sacchetto Linhares. É impossível não se identificar com pelo menos meia dúzia de parágrafos escritos aqui. Certa vez, um palestrante em um cong...
Inteligência Emocional: o que o Federer nos ensina sobre ela O tenista Roger Federer já havia nos ensinado muito em 2017 e se consagrou em 2018 com 20 Grand Slams conquistados. Entenda o conceito de Inteligência Emocional a partir desse caso. Em 16/07/2017, Roger Federer, tenista de 35 anos, prestes a se aposentar, ganhou o Torneio de Winbledon 2017, d...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *