Como melhorar sua comunicação com uma dica

Veja a imagem abaixo e diga: é um pássaro ou um sinal de interrogação? Quem está recebendo a mensagem passada por essa imagem pode interpretar das duas formas. Por isso é importante cuidar da comunicação.

Quando falamos em comunicação, é importante pensar em duas perspectivas. A primeira perspectiva trata dos processos formais de comunicação que suportam o bom gerenciamento. Esses processos estão relacionados, em linhas gerais, a planejar o que será comunicado e distribuir essas informações conforme o plano. A segunda perspectiva diz respeito às habilidades interpessoais que contribuem para a comunicação efetiva. É sobre isso que queremos abordar aqui.

Mas o que caracteriza comunicação efetiva? Ora, comunicação efetiva é aquela que cumpre com seu objetivo, seja qual for: informar, persuadir, sensibilizar ou divertir, por exemplo. E a gente só sabe se a comunicação cumpriu seu objetivo se ela foi emitida através de um veículo, sem ruídos, e houve um feedback do receptor de que a mensagem foi recebida e, principalmente, entendida como esperado. Trocando em miúdos, você tem que ter certeza de que seu interlocutor recebe o que você quer comunicar do jeito que você quer que ele entenda!

Essa é a parte mais difícil da comunicação! Sabe por que? Porque cada um de nós tem um modelo mental diferente. Esse tal de modelo mental é o que faz cada pessoa interpretar a mensagem que recebe do seu jeito, com o seu filtro.

“Modelos mentais são as crenças, imagens e pressupostos profundamente arraigados que temos sobre nós mesmos, nosso mundo, nossas organizações e como nos encaixamos neles.” David Hutchens

Todos  possuímos modelos mentais, é o nosso modelo mental que determina como e o que vemos, eles  orientam nossos pensamentos  e ações e nos levam a tratar nossas inferências como fatos. Os modelos mentais influenciam os resultados que colhemos.

Fica a dica então para você, que constantemente se acha incompreendido: procure conhecer melhor QUEM a sua mensagem deve atingir: cultura, valores, história, forma de pensar, forma de interpretar o mundo. Um detalhe pode ser determinante para o sucesso da transmissão da sua mensagem!

 

Assista aulas GRÁTIS sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre comunicação eficaz, assista grátis a aulas do curso online de Comunicação Interpessoal, que discute sobre os fatores principais da comunicação, a percepção, a assertividade, a inferência, a escuta ativa e conversas difíceis. Clique aqui, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

 

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Sente-se incompreendido? Veja como melhorar. Comunicação é um tema muito importante, capaz de construir ou destruir relacionamentos. Se você já passou por situações em que se sentiu incompreendido, esse post pode te ajudar. Podemos dizer que, desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência....
Você é assertivo, passivo ou agressivo na comunicação? Você acha que deve agir de acordo com o que a sociedade espera e diz que é correto ou deve-se fazer o que deseja, expressando suas ideias e interesses, sempre? Quantas vezes você perdeu a paciência e disse coisas de uma forma que não caiu bem? E quantas vezes alguém fez isso com você? No fim...
4 dicas para melhorar a comunicação interpessoal A falha de comunicação tem sido apontada como um dos principais fatores associados a má eficiência organizacional. Uma das grandes falhas da comunicação é a ilusão de que ela aconteceu. Temos que cuidar para que nossa mensagem não apenas chegue aos ouvidos do nosso interlocutor, como também seja com...
Tudo o que você precisa saber sobre inferência para se comunicar melhor A comunicação é essencialmente um processo interativo no qual as pessoas constroem significados e desenvolvem expectativas sobre suas experiências. É importante compreendermos que as pessoas muitas vezes interpretam o que estamos comunicando de uma maneira completamente diferente do que gostaríamos....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *