Ter lucro é realmente bom?

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Muitos empresários decidem vender pouco, com a intenção de ganhar muito naquilo que vendem pouco. Isso se chama trabalhar com margens altas no momento de vender o produto. Ter uma margem alta normalmente leva a ter um preço mais alto. Neste caso, ao invés de vender uma quantidade maior, vendemos menos quantidade, mas com muito lucro para cada unidade vendida. Denominamos margem ou lucratividade o quanto que, ao vender, nos sobra de lucro na parte que foi vendida.

Mas isso não necessariamente é o melhor. Em países com finanças e ambientes comerciais avançados, a prioridade não é a lucratividade, e sim a rentabilidade. A rentabilidade é o quanto do lucro (já explicado anteriormente) compensa o capital investido. Por exemplo, eu posso ganhar uma margem de 5% no preço de 100%. Isso significa que, de 100% do preço, ao descontar custos, despesas e impostos, sobra 5% de lucro. Pode ser que isso seja considerado uma ótima margem. Porém, pode ser que o valor desses 5% não seja, nem de longe, suficiente para compensar o risco de aportar capitais na empresa.

Dessa forma, é muito importante compreender não apenas o conceito de lucratividade (ou margem), como também o conceito de rentabilidade. O termo rentabilidade confronta com lucratividade, mas existe uma relação entre os dois. Esses dois termos de finanças são fundamentais para empresas avançadas, que querem ganhar mercado. O ideal seria menor margem, mas maior rentabilidade.

O vídeo abaixo do professor da Fundação Dom Cabral, Ibmec, PUC e da VIDDIA, Luciano Lauria, explica mais sobre o assunto.

 

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