Por que é tão difícil receber méritos por seu trabalho no Brasil

Quando nós oferecemos nosso trabalho para as empresas, o que nós esperamos? Que sejamos recompensados ou reconhecidos pelo trabalho que oferecemos, certo? A meritocracia está relacionada com isso – reconhecimento, mérito.

Meritocracia é um conjunto de valores que diz  que a posição de uma pessoa na sociedade ou em uma empresa deve ser definida em função do mérito dessa pessoa. Ou seja, o critério básico de organização de uma sociedade, de reconhecimento ou recompensa de uma pessoa, deve ser o desempenho dela. E nenhum outro critério, nem posição social, nem posição econômica, nem raça, nem mesmo histórico, deve ser usado para reconhecimento e para posicionamento dessa pessoa na empresa, e sim o mérito, ou seja, como ela “performou”.

A princípio, é um conjunto de valores legítimo. Se eu prestei um bom serviço, é justo eu ter o mérito por isso. Se não prestei um bom serviço, não é justo eu ter reconhecimento por isso. Se olharmos de uma forma bem simplista, parece justo.

Porém, a implantação da meritocracia na prática, no Brasil, é algo complicado. Isso porque a meritocracia envolve comparação de pessoas e competitividade. O que fazer então? A consultora de gestão e professora da FDC, Fabiana Bigão, dá dicas no vídeo abaixo de como devemos lidar com a meritocracia nas empresas.

Bônus: assista aulas grátis sobre o tema

Para se aprofundar mais sobre gestão de pessoas, assista grátis a aulas do curso online de Liderança e Gestão de Equipes, que discute sobre os cuidados para o crescimento e alavancagem das carreiras dos membros das equipes no dia a dia, desde o primeiro momento, o recrutamento, seleção e integração das pessoas, passando pelas questões de desenvolvimento, depois o monitoramento dessas pessoas no dia a dia, questões de recompensa e manutenção do clima. Clique aqui, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como melhorar seu desempenho pessoal e no trabalho Você já passou por situações em que teve um desempenho excelente em um período (dia ou semana), e no período seguinte seu desempenho piorou? Você não está sozinho! Entenda por que isso acontece e como melhorar seu desempenho geral. Todas as pessoas possuem um certo nível de competências e habilid...
Não acredite no que andam dizendo sobre marketing Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor. ...
Qual é a diferença entre o líder e o gestor? Gestores são pessoas que possuem subordinados. Sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da empresa em que trabalham, e só é possível fazer isto com gente motivada. Gestor tem que gostar de pessoas e ter talento para lidar com elas. Mas quantos gestores que você conhec...
Sete atitudes de pessoas de sucesso no mercado de trabalho Um novo perfil de trabalhador está surgindo em função dos desafios impostos pelo mercado de trabalho. São profissionais confiáveis, mais autônomos, sem vínculos trabalhistas, mais flexíveis e preparados para trabalhar de forma colaborativa, somando competências. A consultora em recursos human...