Como perder mercado (ou o emprego) em uma lição

Você não precisa fazer muito esforço para perder espaço no mercado.

Você já ouviu falar em uma mulher chamada Talia Jane? Não, ela não é nenhuma nova guru do mundo dos negócios. Talia Jane foi uma atendente da Yelp, demitida por publicar na internet uma carta polêmica para o CEO da empresa. Muitas análises foram feitas com base no fato de Talia Jane pertencer a uma geração que se acha especial, que quer ter sucesso rapidamente e etc.. No fim das contas, Talia Jane estava reclamando que ganhava pouco, e achava que merecia ganhar mais. É um direito de todo ser humano, e um sentimento quase universal :). Neste post faremos uma análise estratégica da situação.

Existe uma lei inescapável no mundo dos negócios que diz mais ou menos assim: “Em um mercado perfeitamente competitivo, é impossível alcançar lucros reais”. Traduzindo: se todo mundo consegue fazer algo, não dá para ganhar dinheiro com aquilo.

No âmbito das empresas, significa que se a empresa atua em um mercado em que é fácil de entrar, das duas uma: ou o mercado já não dá dinheiro para ninguém ou em breve passará a não dar dinheiro para ninguém. Simples assim! Pois se está dando dinheiro e é fácil de entrar, muitas empresas continuarão a entrar no mercado até que o número de concorrentes seja tamanho que as promoções e brigas por novos clientes corroerão as margens de lucros de todos.

No âmbito dos trabalhadores, o mesmo se aplica: se a função que você exerce qualquer um poderia exercer, então o excesso de oferta de mão de obra corroerá os salários de todos. Este é o caso, por exemplo, dos porteiros dos prédios. As únicas formas de se evitar isso é exercer uma função que exija um grande investimento de preparação e/ou esteja protegida por alguma lei que limite a entrada de novos trabalhadores, como o caso dos médicos.

No caso de Talia Jane, ela exercia uma função para a qual não era exigida nenhuma experiência ou preparação anterior, e poderia passar a ser exercida após um treinamento de poucas horas ministrado pela própria empresa. Portanto, caía claramente no caso do “qualquer um pode fazer” e, consequentemente, o salário dela era relativamente baixo. E ela escreveu uma carta pública ao CEO da empresa reclamando disso, dizendo que merecia algo mais pois já estava “há quase um ano e não havia ganhado nenhuma promoção!”.

Qual o resumo da história? Todos os profissionais devem procurar avaliar suas forças e fraquezas, e procurar constantemente minimizar seus pontos fracos e fortalecer os aspectos em que realmente se destacam.

No caso das empresas, toda empresa que quer ganhar dinheiro deve procurar ocupar no mercado uma posição estratégica que seja rentável e sustentável. Isto é, precisa procurar fazer algo que nem todos os competidores conseguem fazer, criar um diferencial competitivo sustentável.

O planejamento estratégico de uma empresa busca exatamente isso: definir uma posição estratégica rentável e sustentável para a empresa, bem como as ações necessárias para se chegar e se manter lá. Ele envolve, por exemplo, a análise das barreiras de entrada no mercado em que a empresa atua, ou a falta delas, e as consequências disso para a posição da empresa nos negócios.

Pelo jeito, o treinamento que a Yelp ofereceu a Talia Jane não incluía estes conceitos. Caso tenha interesse sobre o caso, veja a carta de Talia Jane aqui.

Baixe nossa ferramenta de Análise SWOT para analisar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades

A análise SWOT é usada em Marketing e Estratégia para avaliar cenários interno e externo de um negócio, produto ou serviço para tomar decisões e aumentar as chances de sucesso. É usada por toda empresa ou pessoa que queira se destacar frente à concorrência.

SWOT é uma sigla para Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Essa ferramenta te possibilita não apenas identificar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, como também traçar planos de ação com acompanhamento de prazos. Além disso, te mostra graficamente o resultado da sua análise.

Clique AQUI para baixar a ferramenta gratuitamente!

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre estratégia e planejamento estratégico, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Gestão Estratégica, ministrado pelo Professor George Jamil. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


12 Passos para o Planejamento Estratégico Pessoal e de Pequenas e Médias Empresas Qualquer evolução, seja da sua vida, como profissional liberal, ou da sua empresa, começa por você. Planejamento estratégico é o primeiro passo. O conteúdo deste post faz parte do nosso e-book de Planejamento Estratégico. Faça o download na seção de Conteúdos do site. Para tomar a decisão cer...
Gestão Estratégica e Novos Mercados   Nos últimos anos, nosso ambiente de negócios mudou muito, houve a melhora do poder aquisitivo de várias pessoas, e isso provocou surgimento de novos consumidores. A classe D teve maior acesso ao consumo no nosso país, e esse fenômeno é reconhecido mundialmente. Algumas redes nacionais e es...
A Gestão Estratégica e a AMBEV A Companhia de Bebidas das Américas é uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo. A empresa teve lucro líquido de R$3,2 bilhões no terceiro trimestre de 2017, segundo a Folha de São Paulo. Uma das organizações brasileiras que mais tem se notabilizado no mercado int...