Como melhorar seu desempenho pessoal e no trabalho

Você já passou por situações em que teve um desempenho excelente em um período (dia ou semana), e no período seguinte seu desempenho piorou? Você não está sozinho! Entenda por que isso acontece e como melhorar seu desempenho geral.

Todas as pessoas possuem um certo nível de competências e habilidades para executar suas tarefas do dia a dia, e isso é aplicado a qualquer tarefa: escrever um artigo, criar um orçamento, cozinhar, etc. A melhora no seu nível de habilidade requer praticar muito, estar motivado a realizar aquela tarefa, além de outros fatores. Dessa forma, sua habilidade melhora lentamente ao longo do período de tempo em que está praticando. Cabe ressaltar que não adianta praticar muito em um único dia. A ideia é semelhante a praticar musculação para fortalecer os músculos: o melhor resultado acontece quando praticamos um pouco de forma espaçada no tempo, ao invés de praticar intensamente em um único dia.

A variação no nosso desempenho

A melhoria do nosso desempenho não é percebida de um dia para outro. Por exemplo, suponha que você seja um escritor e sua média seja escrever 4 artigos por semana. Se, em uma determinada semana, você conseguir escrever 5 artigos excepcionais, acima da sua média, existe uma boa chance de que, na semana seguinte, seu desempenho volte a se aproximar da média novamente (ou seja, piore em relação à semana excepcional). Se, por acaso, seu gerente tiver elogiado o excelente desempenho, ele ficará com a impressão que o elogio não teve um efeito positivo. Mas a verdade é que o elogio pode até ter efeito sobre a motivação, mas não tem efeito sobre o desempenho. Qualquer desempenho bom ou ruim em relação à sua média, em grande parte, será uma questão aleatória.

Quem fala sobre como a aleatoriedade determina nossas vidas é Leonard Mlodinow em seu livro O andar do Bêbado, que dá uma visão geral sobre probabilidade e estatística. Uma das passagens do livro fala sobre os estudos de Kahneman, Ele acreditava que a estratégia de recompensar comportamentos positivos funcionava bem, ao contrário da de punir equívocos. Porém, em uma de suas aulas, um de seus alunos, instrutor de vôo, o desafiou. Ele disse que sempre que brigava quando seus pilotos faziam manobras ruins, eles melhoravam no dia seguinte. E sempre que ele elogiava os pilotos por manobras excelentes, no dia seguinte esses mesmos pilotos pioravam. 

Em linhas gerais, se você tiver um desempenho sofrível em um dia ou uma semana, existe uma boa chance de que no dia ou semana seguinte seu desempenho se aproxime da sua média novamente (ou seja, melhore em relação ao último período). Se seu gerente tiver o hábito de brigar quando você têm um desempenho ruim, ele ficará com a impressão que a crítica teve efeito positivo. Assim, cria-se um aparente padrão.  Na semana excepcional, o elogio tem efeito negativo. Na semana ruim, o feedback negativo foi bom para a melhora do desempenho. 

Regressão à média

Nas palavras de Mlodinow, em qualquer serie de eventos aleatórios, há uma grande probabilidade de que um acontecimento extraordinário seja seguido, em virtude puramente do acaso, por um acontecimento mais corriqueiro. Esse é o caso das manobras de vôo excelentes seguidas de manobras piores, é o caso do jogador de futebol que se supera em um jogo e volta à média no jogo seguinte.Esse fenômeno é chamado regressão à média. 

Este exemplo pode ser aplicado a qualquer função dentro de uma empresa ou de um projeto, e mostra um erro intuitivo que em geral todos nós fazemos. A questão é que, sim, elogios em desempenhos bons e feedbacks construtivos em desempenhos ruins valem, mas não existe uma relação direta de causalidade entre elogios e desempenhos bons. Como foi dito, melhorar as habilidades e o dempenho requer praticar muito, até “entrar na veia” e começarmos a executar tarefas inconscientemente. É por isso que pessoas bem sucedidas em todas as áreas fazem parte do conjunto daquelas que não desistem. 

Impacto nas avaliações de desempenho

Desse fenômeno da regressão à média podemos tirar uma outra lição. Avaliações de desempenho nas empresas são mais proveitosas se considerarem um período maior de atuação dos seus colaboradores, justamente pelo fato do desempenho e habilidades das pessoas melhorarem lentamente ao longo de um período em que estão praticando. Avaliações frequentes em períodos curtos de tempo podem distorcer os resultados e se tornarem uma cilada.

Mlodinow destaca que muitos dos êxitos que nos acontecem resultam tanto de fatores aleatórios quanto de habilidades, preparação e esforço. Isso não quer dizer que habilidade não importe. De fato ela é um fator que amplia as chances de sucesso. Mas a conexão entre ações e resultados não é tão direta quanto gostaríamos de pensar.

Todo gestor, ou líder, deveria ter essa consciência e realizar ações de monitoramento do desempenho, bem como de reconhecimento e recompensa, de forma justa e baseada em informações consistentes. Se tiver interesse de saber mais a respeito, baixe nosso e-book interativo sobre Gestão de Pessoas de Forma Eficaz clicando aqui.

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