6 Dicas Para Ser + Design Thinking

O design thinking é muito mais que colar post-its em uma parede: ele é um modelo mental diferente que a empresa adquire, e coloca em prática por meio de um processo criativo baseado na geração e aprimoramento de ideias na busca pela inovação, pelos diferenciais competitivos e pela alta relevância humana, com o objetivo de trazer lucro empresarial e social.

Para que uma empresa seja mais design thinking, ela deve ter um olhar diferente para o processo de construção das ideias. As falhas devem ser entendidas como uma forma de aprendizado, a empresa deve abraçar a cultura da experimentação, e deve compreender que inovação é dinâmica, está associada a aprendizagem e erros, ideias novas que podem não dar certo. Isso implica que a empresa deve enxergar valor no processo de construção da ideia, mesmo que ele não dê resultado no curto prazo. Falamos mais sobre o essencial da inovação e design thinking neste post aqui.

É relevante pensar que, para gerar valor, é necessária uma rede de pessoas, pois somente por meio de um conjunto de pessoas diferentes é possível instigar o processo criativo. Também é imprescindível que a empresa busque constante adaptação ao mercado e expectativa dos clientes. Clientes mudam, e a empresa deve estar atenta para atender velozmente a essas mudanças. Mas não adianta querer ser mais design thinking se a empresa não tem visão estratégica e, obviamente, essa estratégia deve dar respaldo à inovação. Essa estratégia deve ser revisitada continuamente, e o design thinking deve ser uma competência valorizada pela estratégia.

Se você quiser saber mais por onde começar a implantar o design thinking na sua empresa, nós podemos te ajudar com nosso e-book Inovação com Design Thinking, que você pode baixar clicando aqui.

Para entender melhor as 6 dicas para ser mais design thinking, veja o que Alexandra Hütner, consultora e professora da Fundação Dom Cabral, tem a dizer neste pequeno vídeo.

Bônus: aulas gratuitas

Para se aprofundar mais sobre o assunto, assista grátis a aulas do curso online de Inovação com Design Thinking, ministrado por Alexandra Hütner. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


O que é inovação e por onde começar? Muitas pessoas acham que inovação é algo disruptivo, algo que nunca foi inventado antes. Inovação não precisa ser assim. Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E  sucesso, para as empresas, pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento,...
Por que amamos o Mapa de Empatia (e você também deveria) Quantas vezes você já ouviu falar de uma pessoa ou empresa que criou um produto ou um negócio achando que iria “bombar”, mas foi um fiasco? Será que, em muitos desses casos, o produto ou negócio foi pensado com base no que o cliente realmente precisava, ou com base no que o empreendedor desejava? Se...
O essencial sobre inovação e design thinking que você precisa saber Você realmente sabe o que é inovação? Ou acha que é somente fazer algo completamente disruptivo? O que é inovação? Inovação é a exploração com SUCESSO de novas ideias. E SUCESSO para as empresas pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento, acess...
Exemplos de estratégias de design thinking de 13 empresas O Design Thinking é um método para se buscar inovação. Os produtos ou serviços inovadores não precisam ser sempre disruptivos, mas devem agregar valor para as pessoas.  O Design Thinking Segundo Alexandra Hütner, consultora e professora da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, design thinking é...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *