Como elaborar uma boa proposta comercial em 5 passos

Alguns processos de vendas envolvem altos valores, demandam esforços grandes, ciclos de vida longos, conversas com muitas pessoas e rodadas de negociações difíceis. 

Elaborar uma proposta comercial vencedora por vezes parece difícil, não é mesmo? Mesmo os agentes comerciais mais experientes por vezes ficam congelados em frente ao computador sem saber exatamente como atingir o ponto certo para que o cliente ache aquela proposta irrecusável.

Você já se sentiu assim? Se sim, provavelmente, é por que você não seguiu os passos necessários para que, no momento de elaborar a proposta, a única tarefa é organizar no texto tudo o que você já sabe sobre o cliente.

Em sua próxima oportunidade, tente seguir os seguintes passos:

  1. Defina exatamente o problema que o seu produto resolve – pode parecer óbvio, mas muitas vezes podemos focar nossa atenção nas características do produto ou serviço que oferecemos, e nos esquecemos de termos uma definição clara de porque ele existe.
  2. Tenha certeza que o seu potencial cliente enfrenta mesmo aquele problema – é comum termos a falsa impressão que todos os clientes são iguais, e assumirmos que, se os clientes que você conhece enfrentam o problema que seu produto ou serviço resolve, que o novo cliente também enfrentará.
  3. Saiba o impacto do problema nos negócios do cliente – justamente porque cada cliente é único, o impacto nos negócios de um mesmo problema difere enormemente entre os clientes. Você precisa saber o impacto positivo que o seu produto ou serviço terá no cliente.
  4. Conheça quem, dentro do cliente, será impactado por seu produto ou serviço – empresas são feitas de pessoas, e seu produto ou serviço alterará a rotina de trabalho de formas diferentes para cada uma das pessoas no cliente, inclusive, potencialmente, negativamente. Mapear estes impactos é estar pronto para responder às perguntas boas e às difíceis.
  5. Desenhe como seu produto ou serviço será adotado na empresa – a alteração da rotina de trabalho em uma empresa é muitas vezes difícil, e pode sofrer resistências consideráveis mesmo que traga melhorias no dia-a-dia. Assim, saber claramente quais mudanças são necessárias e em que ordem diminui a sua insegurança e a do cliente.

Fácil, não? Óbvio, não é verdade? Mas muitas vezes o perigo está justamente nas obviedades. Os passos acima são uma receita infalível para elaboração de uma proposta tentadora, mas mesmo assim muitas vezes falhamos em segui-los. Um conselho? Em sua próxima oportunidade, faça um check list com os passos acima e tenha certeza que os seguiu antes de elaborar uma proposta. E, no momento da elaboração, tenha aquela gostosa sensação de ter em mente exatamente o que você colocará no papel.

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre os os passos a serem seguidos para se realizar uma venda bem sucedida, baixe nosso e-book Negocie para Vender, baseado princípios de negociação preconizados por William Ury, cofundador do Programa de Negociação de Harvard. Clique aqui para baixar.

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre táticas de vendas, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Vendas de Alta Performance, ministrado pelo Professor Marcos Lahoz. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como negociar para vender melhor Alguns processos de vendas envolvem altos valores, demandam esforços grandes, ciclos de vida longos, conversas com muitas pessoas e rodadas de negociações difíceis. Você já precisou vender produtos ou serviços de alto valor agregado? Se sua resposta foi sim, provavelmente deve ter percebido q...
Aprenda a vender melhor qualquer ideia ou produto com 2 dicas incríveis de TED TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas destinadas à disseminação de "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. Muitas vezes, empresas gastam energia e tempo...
5 passos para criar valor e construir relacionamentos com clientes Como fazer para ser percebido pelo seu cliente? O que fazer para que o cliente queira seu produto ou serviço, para que ele fique satisfeito após a compra e continue se relacionando com você?  Conquistar e manter clientes hoje em dia não é uma tarefa fácil. Se você é um empreendedor e está ini...
Você sabe a diferença entre cliente, consumidor, comprador e usuário? Compreender corretamente o conceito de cliente é muito importante para qualquer pessoa ou empresa que ofereça um produto ou serviço. Todas as pessoas e empresas oferecem valor por meio do seu trabalho, serviço ou produto. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes...