5 passos para criar valor e construir relacionamentos com clientes

Como fazer para ser percebido pelo seu cliente? O que fazer para que o cliente queira seu produto ou serviço, para que ele fique satisfeito após a compra e continue se relacionando com você? 

Conquistar e manter clientes hoje em dia não é uma tarefa fácil. Se você é um empreendedor e está iniciando uma empresa, precisa passar por todo processo de construção da sua marca, selecionar o público certo, entender as necessidades desse público, criar valor real do seu produto ou serviço, usar a mensagem correta para comunicar com seu público e, após a aquisição do cliente, construir estratégias para continuar se relacionando de forma satisfatória.

Mesmo após ter uma empresa estabelecida, é importante estar em constante monitoramento do mercado. A todo momento novos concorrentes podem entrar, mudanças na política, na economia ou nas estações do ano, por exemplo, podem fazer com que as necessidades do cliente também mudem. Independente do seu negócio, os 5 passos descritos a seguir são importantes para criar valor e construir relacionamentos com clientes.

Passo 1: Entenda o mercado, as necessidades e desejos dos clientes

 

Por melhor que seu produto seja, ele não atende a todo tipo de pessoas. Dessa forma é importante responder a determinadas perguntas para entender melhor seu mercado e necessidades do seu cliente. O que incomoda seu cliente em relação ao produto que você está oferecendo? O que resolveria o problema dele? Quais obstáculos ele enfrenta?

 

Passo 2: Elabore uma estratégia de marketing orientada para o cliente

 

Selecione quais clientes seu produto ou serviço vai servir. Como você consegue diferenciar seu produto ou serviço em relação aos seus concorrentes? Como você pode se posicionar no mercado para mostrar essa diferenciação? Falamos sobre diferenciação neste post aqui.

 

 

Passo 3: Desenvolva um programa integrado de marketing que proporcione valor superior

Você já percebeu como as pessoas hoje estão equivocadas em relação ao marketing? Muitos não sabem que marketing e estratégia andam juntos, o marketing é composto de ferramentas importantes que ajudam desde a concepção do melhor produto que atenda às necessidades do mercado até a promoção e venda deste produto, bem como o relacionamento com cliente após a venda. É por meio do marketing que conseguimos criar valor ao produto. Muitos pensam que o marketing consiste apenas de propaganda, de vendas e, pior, de ludibriar o cliente. Essa noção é falsa e deve ser desmistificada. Falamos mais sobre isso neste post aqui.

 

Passo 4: Construa relacionamentos lucrativos e crie o encantamento do cliente

Quando falamos em encantar o cliente, a primeira empresa que nos vem à mente é a Disney, não é mesmo? Mas como ela consegue fazer isso? Em primeiro lugar, ela presta atenção nos detalhes ao oferecer seus serviços aos clientes. Para você ter ideia, até as lixeiras são instaladas em uma determinada distância umas das outras baseado no tempo médio em que uma pessoa fica com o lixo na mão. Walt Disney costumava andar de joelhos pelos parques para ter a mesma experiência de uma criança.

Mas esse conhecimento profundo do cliente e a capacidade de oferecer algo que encante muitas vezes não acontece logo no início. À medida que relacionamos com o cliente, cometemos erros e acertos, e isso nos faz mais conhecedores das suas dores, dos seus desejos e do que pode encantá-lo.

 

Passo 5: Capture valor do cliente para criar lucro

 

O lucro nos negócios é uma consequência de diversos fatores, mas uma coisa é certa: nenhum empreendedor consegue lucrar se seu produto não gera valor para o cliente e não o deixa satisfeito. Dependendo do nível de satisfação do cliente, ele passa a ser seu fã e te indica a outros clientes, bem como retorna para compra novamente.

Hoje em dia, muitos empreendedores querem se posicionar melhor frente à concorrência, mas estão usando apenas algumas ferramentas de divulgação de seus produtos por meio de redes sociais, e sem sucesso. Isso se deve principalmente ao fato de não desenvolverem um plano integrado de marketing. Marketing não consiste apenas de promoção do seu produto usando a internet ou outros canais, é muito mais amplo do que isso. Quem não entende isso gasta muito dinheiro sem resultados.

Se você quiser compreender mais de 12 conceitos relacionados a marketing, valor, fidelidade, necessidade, desejo, demanda, composto de marketing englobando produto, preço, canal e promoção, clique AQUI e baixe o e-book de Marketing Empresarial Aplicado!

Assista aulas grátis sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre os conceitos de marketing, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Marketing Empresarial Aplicado, ministrado pelo consultor e professor das melhores escolas de negócio do mundo, Bruno Fernandes. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como DIFERENCIAR seu serviço ou seu produto Muitas vezes sabemos que nosso serviço ou produto é muito bom, mas temos dificuldades de mostrar ao mercado. Precisamos fazer com que nosso serviço ou produto seja desejado pelo cliente. Mas como isso é possível? O que produz desejo no cliente são os benefícios que o produto ou serviço geram ...
Você sabe a diferença entre cliente, consumidor, comprador e usuário? Compreender corretamente o conceito de cliente é muito importante para qualquer pessoa ou empresa que ofereça um produto ou serviço. Todas as pessoas e empresas oferecem valor por meio do seu trabalho, serviço ou produto. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes...
Não acredite no que andam dizendo sobre marketing Todas as pessoas, sejam profissionais liberais, prestadores de serviço, ou funcionários de grandes empresas, oferecem VALOR por meio do seu trabalho. E todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, grandes ou pequenas empresas, precisam do marketing para mostrar o seu valor. ...
Fisgado pela NETFLIX O que a NETFLIX tem de tão especial? Por que ela consegue entregar séries e produtos para públicos tão diferentes, em um modelo de negócios novo, fruto de uma ideia tão simples, que não foi aproveitada por empresas do segmento audio-visual? O que mais chama a atenção para a NETFLIX é como ela CONVER...